Sinopse
Baseado em documentos inéditos e pesquisas que revelam inúmeros segredos do Vaticano, a minissérie Arquivos Secretos da Inquisição foi destaque do The History Channel. A produção de quatro horas foi rodada na Itália, França e Espanha. A minissérie, com intervenções de especialistas, retrata as passagens mais obscuras de mais de 600 anos da Igreja Católica em sua luta para ser a exclusiva representante do Cristianismo no mundo. A Inquisição foi um sistema de terror em massa, composto por cortes secretas. Tratava-se de uma instituição que ultrapassou fronteiras geográficas e históricas, indo da França medieval ao renascimento italiano. O especial aborda essa sangrenta história, dos os arquitetos da Inquisição às vítimas de sua ira. Os episódios trazem opiniões de estudiosos como David Gitlitz (especialista em História Medieval), Stephen Haliczer (historiador), Charmaine Craig (escritor) e Joseph A. Di Noia (teólogo e reverendo).
4 comentários:
Nazismo, I guerra, II guerra, genocídios, fome, miséria... que moral o homem moderno tem para afirmar que a Idade média e de trevas e apontar o dedo sujo de sangue para o homem do passado? Os arquivos e processos da Inquisição são abertos, nada há de secreto. O que há sim é um movimento para afrontar a Igreja, fruto de um processo de secularização do mundo.
Olá, inclui seu blog em
http://blogdlinks.blogspot.com/
Abs,
Celia
Reparei que seu blog possui um globo do revolvermaps, por isso deixo este link, se vc tiver curiosidade por aquele estranho ponto no Atlântico, perto da África.
http://holosgaia.blogspot.com/2011/12/o-que-existe-no-encontro-do-equador-com.html
Só falta os carolas afirmarem, como fazia Santa Tereza D'Avila, que o Grande Inquisidor Tomás de Torquemada era um anjo em forma de homem.
Quem fala em sangue hoje, não sabe fazer contas e calcula simplesmente de forma numérica. Ao longo de 1700 anos de miséria, além da morte de toda uma verdadeira cultura, colocando-se em seu lugar o lixo da ignorância judaica, a Igreja Cristã conseguiu eliminar a cada período 10% da população conhecida da época. Hoje com todo sangue não se chega a 1%.
Postar um comentário